quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Aleixo Manuel

Aleixo Manuel é outro dos neo-antepassados. E é tão interessante quanto Antonio de Mariz. Deve ter chegado ao Rio com Estácio de Sá. Aparece como oficial da câmara do Rio entre 1584 e 1609; entre os vereadores de 1588 é eleito juiz ordinário. (Tiro tudo isso de Elysio Belchior.)

Aleixo Manuel e sua mulher Francisca da Costa fundam, antes de 1596 — provavelmente pouco depois de 1580 — uma ermida onde logo depois se constroi o mosteiro de S. Bento, que a incorpora. Na ermida, em troca de uma doação, os padres beneditinos permitem que lá sejam enterrados os descendentes do casal Aleixo e Francisca.

Aleixo Manuel tinha também casas na rua que logo recebe seu nome, e que conhecemos hoje como rua do Ouvidor: é quem a abre e funda. Os documentos acompanham-no até 1619, quando teria oitenta anos, tendo então nascido em 1539 ou 1540.

Não descendo dele, mas sim de uma sua irmã, Isabel de Faria. Casa-se esta com João Gonçalves Evangelho.

Pais de Antonio de Faria Albernaz (o nome de Aleixo era Aleixo Manuel Albernaz). Nascido no Rio c. 1595, faleceu em 1663 em Taubaté, SP. Casou com Catarina de Cisneiros.

O filho, João de Faria Evangelho, n.c. 1620, casa com D. Isabel de Meneses, cuja ascendência muito nobre descrevo logo em seguida. O Dona, tratamento a que tinha o direito, era usado por todas as senhoras que descendiam da família dos Monizes Barretos de Meneses, como era o caso de D. Isabel.

Pais de D. Antonia de Meneses, batizada em 1653 na Candelária e falecida na mesma freguesia em 1713. Casou-se em 1678 com Manuel Ribeiro de Souza.

Pais de Agostinho Ribeiro de Souza (I), casado com Bernarda de Peralta; avós de Agostinho Ribeiro de Souza (II), n. 1724, casado com Clara Maria da Motta; e bisavós de Clemente José Ribeiro de Souza, n. 1750, casado com Lauriana Florinda Naite.

Pais, Clemente e Lauriana, de Bernarda Florinda Naite, mulher de Antonio Gomes de Matos Sr.

3 comentários:

Unknown disse...

bonjour ! votre arbre généalogique parait immense ! j'imagine votre plaisir en couchant sur ce blog, vos souvenirs !

à propos d' oriane de guermandes,une des choses dont je me souvienne c'est qu'elle avait mauvais gout pour s'habiller .... "habillée en rouge avec des souliers noirs "! c'est un peu bete comme remarque :-)...mais je serai en vacances à partir de la semaine prochaine, et je vais relire mon proust ! pour pouvoir mieux discuter avec vous !
bonne soirée monsieur doria !

Francisco Antonio Doria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco Antonio Doria disse...

Bon voyage, chère Confetti! Je vous attends ici avec vos nouveaux souvenirs proustiens :))