segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Meu tio Luiz Moitinho Doria


Era meu tio-avô, irmão caçula de meu avô paterno, vinte anos mais moço. Nasceu em 1891 em São Paulo, e morreu também em São Paulo em junho de 1964, dois anos depois da foto acima, tirada ao lado do Hotel Miramar, na Praia de Copacabana, com sua segunda mulher, uma italiana, Gemma.

Como morava longe — morei toda a infância e adolescência no Rio — nos víamos pouco. Me trazia presentes disparatados: uma vez foi uma bola de futebol, outra vez uma coleção de encíclicas papalinas, com dedicatória e tudo (Rerum Novarum, Quadragesimo Anno, Mater et Magistra). Nessa visita de 1962 convidou uma tarde Dina Maria, minha prima, e eu para um lanche no Ventania, o bar lá no alto do Miramar. Dina Maria tomou cocktail de frutas, e eu uma coca e um misto quente. E Luiz desembestou a falar da família, do avô, José da Costa Doria, da avó, Dona Helena, do pai, Doloque, médico de muito prestígio e político. Mencionou até o bisavô, de quem com certeza não tinha memórias imediatas.

Cheguei em casa e meio no chute, com a ajuda de Jaboatão, do Catálogo Genealógico, montei um pedigree. Quase todo correto. Luiz sabia das coisas velhas da família.

Em 1998, na Bahia, Margô e eu saímos várias vezes com Gustavo, filho de Luiz e xará de papai. Gustavo era gozado, de chapéu de palha e um pouco jeito tipo caricatura de coronel do Recôncavo.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite.. meu nome é Beatriz e sou neta do seu tio Luiz Moitinho Doria..gostaria muito de saber mais sobre a familia, sou filha da Maria filha do seu tio (meu avo só teve minha mãe e o tio Gustavo de filhos...favor fazer contato pelo email..byadoria@hotmail.com, sem mais agradeço a atenção