quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Uma fantasia genealógica

Fico fascinado pelo mistério da origem dos Dorias, embora, como Fusero falou, ninguém vá perder o sono devido a isso. Vou tentar montar a questão como um problema, cujos dados são:

— Em começos do século XII, os Dorias, mal chegados à documentação conhecida, mostram-se poderosos o suficiente para liderarem uma expedição militar à Sardenha, e terem um dos seus (Ansaldo) escolhido para o governo de Gênova, num período de forte influência feudal no burgo.

— Os primeiros Dorias formavam um albergo do qual participavam também os della Volta, poderosa casa feudal.

Se nos guiamos pelo nome do ancestral lendário, Arduino, encontramos, ao norte de Gênova, um clã feudal de notoriedade e força, um de cujos membros — outro Arduino — proclamara-se rei da Itália em começos do século XI. São os Arduinici.

Resumo-lhes a história: o mais antigo é certo Arduino/Hardouin, cavaleiro de origem normanda, atestado em meados do século IX. Teve dois filhos, outro Arduino (II), e Ruggero. Parece que deixaram a França pela Itália em 888, na comitiva de Guido, Duque de Spoleto. Tornaram-se vassalos de Rudolfo, Conde de Auriate (próxima e ao norte de Gênova).

Ruggero ou Roger é adotado pelo Conde de Auriate, Rudolfo, a quem sucede no condado em 905. Casa-se com a viúva do pai adotivo, e têm dois filhos, mais um Arduino (III), que morre depois de 977 — ver abaixo — e Ruggero (II), † 950, pai de Guntilda, † após 962, mulher de Amedeo de Ivrea, filho de Anscario, Marquês de Ivrea.

Arduino (III), dito Glabrione — era careca e glabro — foi Conde de Auriate e, depois de uma conquista militar, Marquês de Turim desde 962. Teve diversos filhos: uma Alsinda ou Anselda (cf. Ansaldo, nome comum entre os primeiros Dorias), mulher de Ghislebert Conde de Bergamo, e vigário imperial em Pávia.

Uma filha de nome desconhecido foi a mulher de Dado, Marquês de Ivrea depois de 967. Aqui traço com mais formalidade a sucessão genealógica.


1. Amadeus
Viveu no condado de Langres, e † após 827. P.d.:

2. Anscario
Conde de Oscheret entre 877 e 888. Conselheiro de Boso, rei da Borgonha e da Provença. Era do partido de Guido, Duque de Spoleto, a quem acompanhou de volta à Itália em 888. Torna-se Marquês de Ivrea entre 898 e 902. P.d.:

3. Adalberto
Marquês de Ivrea após 902. Possuía feudos na Provença, e casou-se duas vezes. Primeiro, com Ghisella di Friuli, filha de Berengario I, Marquês de Friuli e Rei da Itália, e de sua mulher Bertha di Spoleto. Da segunda vez, em data entre 911 e 914, com Ermengarda da Toscana, filha de Adalberto, Marquês da Toscana e Conde de Canossa, e de sua mulher Bertha da Lorena, uma carolíngia. Deste casamento tiveram, e.o., a:

4. Adalberto
Conde de Pombia, 962. P.d.:

5. Dado
Faleceu em 980. Sucede como Marquês de Ivrea; como Conde de Milão em 967, e como Conde de Pombia entre 973 e 1001. Sua mulher foi, ou teria sido, uma filha de nome desconhecido, de Arduino Glabrione. (Ver acima.) De seus três filhos nos interessa:

6. Arduino, Rei da Itália
Marquês de Ivrea em 996. Teria mandado matar o bispo de Vercelli em 997, e é excomungado em 999. Coroado Rei da Itália em Pavia em 15.2.1002. Reinou até 1013, quando foi deposto e aprisionado como monge na Abadia Fruttuaria, em San Benigno Canavese, perto de Turim.

Antes do ano 1000, casou-se com Bertha, filha de Oberto II, um Obertenghi, Marquês da Ligúria Ocidental. Tiveram três filhos; segue:

7. Arduino Ardicino
Conde de Ivrea em 1029, e senhor do bispado de Vercelli. P.d.:

8. Arduino di Canavese
Conde di Canavese, † antes de 1090. Lutou na Apulia e na Sicilia por volta de 1040. E' identificado ao Arduino que, segundo a lenda, foi o ancestral dos Dorias. Teria tido filhos com uma senhora da família della Volta, em Gênova — de nome Auria? — devido à associação entre os dois clãs, embora derivemos o nome da família antes do condado de Auriate que de uma ancestral Auria/Oria.

Por que chamei de fantasia genealógica? Porque pressinto que toda genealogia tão antiga oscila entre o conto de fadas e a fantasia pura. (Dados acessíveis pela web.)

Nenhum comentário: