segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Ninguém vai perder o sono...

...pensando no problema das origens dos Dorias (esse comentário é devido a Clemente Fusero, em seu livro I Doria, que devo à imensa gentileza de Cesare Patrignani). Era uma família já poderosa em começos do século XII, quando organiza uma expedição para conquistar terras na Sardenha — segundo Teresa Luzzatto-Guerrini, na sua monografia também chamada I Doria, o papa Leão IX, † 1054, ter-lhes-ia dado um mandato sobre o julgado de Logudoro na Sardenha, que irão ocupar desde princípios do século XII, e onde fundam a cidade de Alghero.

Os Dorias, ainda, eram com certeza associados ao clã della Volta — as casas dos Dorias ficavam junto às casas dos della Volta, em Gênova, segundo Giovanni Scriba — e muito possivelmente, com aqueles, formavam um albergo.

Uma lenda explica a relação entre os Dorias e os della Volta. Segundo a lenda, um cavaleiro, Arduino de Narbonne, fazia uma peregrinação à Terra Santa, por volta de 1050, quando adoece ao passar por Gênova, e se abriga na casa de uma viúva della Volta, viúva do magnata Corrado della Volta. Sua filha, Oria ou Orietta (ou, em latim, Auria) cuida do peregrino, que se apaixona pela enfermeira e com ela se casa, tendo tido quatro filhos, Pietro, Rubaldo, Ansaldo e Oberto.

O nome da família viria da matriarca: de Auria, d'Oria. Seria, portanto, um matronímico. De fato, há referências aos primeiros Dorias como “illi de Auria,” ou “de filiis Auriae.” Mas há inconsistências na legenda: Corrado della Volta, dito comes, conde, é atestado em 938; ter-se-ia fixado em Gênova em 984. Portanto, poderia ser avô, ou bisavô de uma moça que vivesse em meados do século XI, mas nunca seu pai. Por outro lado, as terras dos Dorias eram junto de Portoria, a Porta Aurea, o portão de Gênova de onde partia a estrada que levava a Roma.

E, enfim, entre os viscondes de Narbonne não há nenhum Arduino. Mas a pista que pode esclarecer o mistério talvez esteja nesse nome. Arduino sugere uma conexão aos Arduinici, a família que tinha feudos estendendo-se do norte de Gênova até Turim. Um desses feudos era o condado de Auriate, e entre os Arduinici dessa linha encontramos personagens de nome Rubaldo e Ansalda, no feminino. Assim, tentativamente sugerimos que o Arduino ancestral dos Dorias seria Arduino, Conde de Canavese, senhor de Auriate, que passa por Gênova cerca de 1050. E é possível que tenha havido uma ligação aos della Volta, já que, como disse, as famílias estão associadas no que parece um albergo primitivo. O matronímico aponta para uma bastardia dos filhos de Arduino e da moça della Volta — mas como nascimentos ilegítimos nunca importaram para a alta nobreza feudal, o poderio da família se explicaria na sua ligação originária a dois grandes clãs, os Arduinici e os della Volta.

Nenhum comentário: