domingo, 18 de fevereiro de 2007

Quem era Simam Achioly?

Noronha transcreve um documento cujo original ainda não localizei no Archivio di Stato di Firenze. Tem data de 14.7.1515, e é a tradução de uma certidão passada pelos priores (corpo legislativo) de Florença declarando-o do patriciado local, e filho de um Zanobi Acciaioli.

Nessa faixa temporal conhece-se apenas um Zanobi Acciaioli, que é Zanobi di Benedetto Acciaioli, casado Zanobi com Ginevra Amadori, filha de Benozzo Amadori, um comerciante de vinhos Malvasia na Madeira. Benozzo Amadori teria falecido na prisão em 1512 por dívidas; no entanto sua carta d'armas só é outorgada em 25.4.1514 — mas não vejo aqui nenhuma contradição, o documento pode ter demorado em demasia.

A primeira filha de Simone Acciaioli (tomo a liberdade de agora chamá-lo assim), Genebra, tem o nome da avó paterna. Bastarda com estimação de legítima, deve ter nascido pouco após 1515, e se casa com Pedro Folgado, um dos associados comerciais do pai. Simone Acciaioli deve ter-se casado com Maria Pimentel apenas por volta de 1530. Morre ela, Maria Pimentel, em 1541, e Simone Acciaioli, em 15.2.1544.

(Maria Pimentel, como se sabe, era filha de Pedro Rodrigues Pimentel e de Izabel Ferreira Drummond, neta materna esta do notório John Drummond, que passa à Madeira vindo da Escócia.)

Nenhum comentário: